Jutsus
Jutsu
Na série de anime e mangá Naruto, Jutsu é considerado qualquer técnica ninja que um ser humano dificilmente poderia aprender naturalmente. Os Jutsus dependem em algumas ocasiões da manipulação do Chakra, sendo essa dada normalmente por vários métodos, sendo o mais comun a realização dos selos de mão.
Fora da ficção, o termo japonês jutsu é utilizado para descrever qualquer técnica, habilidade ou arte (compreendendo em seu âmbito), artes em geral.
Funcionamento
Jutsus são efetuados através de combinações de movimentos para a criação de uma técnica ninja, ou seja, Jutsu é a mística arte que um ninja usa na batalha. Para usar um Jutsu um ninja precisa usar o Chakra. Chakra vem de dois lugares: da energia do corpo nas trilhões de células (essa fonte também é chamada Stamina) e da energia espiritual e mental adquirida por meio de exercícios e/ou experiência em batalha. Um outro uso do Chakra além dos jutsus é a habilidade de andar pelas paredes (ou qualquer objeto) e andar pela água, controlando o fluxo de chakra nos pés. Também se pode concentrar chakra nas mãos na hora de dar um soco, chakra nas pernas para um pulo maior, e assim em diante.
Fazendo um sinal de mão o ninja consegue manifestar o Jutsu desejado. Por causa do extensivo número de sinais de mão e as diferentes combinações, existem centenas de Jutsus para serem usados. Baseado em qual Jutsu o ninja usa, o tipo e a quantidade de Chakra será diferente, assim como o elemento que é usado.
Os Jutsus podem entrar em cinco elementos principais, que são: Fogo (Katon), Água (Suiton), Terra (Doton), Vento (Fuuton) e Raio (Raiton), mas em alguns casos há elementos especias Madeira, que é Água mais Terra (Mokuton = Suiton + Donton), e, Gelo, que é Água mais Vento (Hyuuton = Suiton + Fuuton). Cada ninja nasce com uma predisposição para algum elemento em específico, que ele aprende e usa com mais facilidade do que qualquer outro elemento. Os ninjas do Clã Uchiha, por exemplo, têm facilidade com Jutsus Katons pois isso está ligado a hereditariedade desse Clã, algo passado de geração para geração. Porém ele ter uma predisposição a Jutsus Katon não significa que ele usará apenas esse elemento: ele possui acesso a todos os elementos, mas sua facilidade e força são Jutsus Katon. Com o desenvolver, esse ninja pode aprender outros elementos, usando-os com certa facilidade. Mesmo assim, o ninja não pode usar vários elementos ao mesmo tempo, ele só pode usar um elemento por vez.
Para saber qual elemento o ninja tem maior predisposição, existe um processo muito simples. Primeiro precisa fazer uma folha de papel a partir de uma árvore muito antiga que se alimenta de Chakra. O ninja segura o papel, e insere seu Chakra nele, acontecendo uma reação: se o papel ficar picado em pequenos pedaços, será o elemento Doton (terra); se o papel queimar, será Katon (fogo); se ficar molhado, será Suiton (água); se partir-se ao meio, será Fuuton (vento); se ficar amassado, será Raiton (trovão).
Para poder usar um Jutsu de algum elemento, o ninja precisa de alguns passos. Primeiro, ele precisa mudar a "fonte" do Chakra. O Chakra vira um dos elementos, desse modo. Depois, ele altera o "formato" do Chakra, criando assim o Jutsu desejado. Um exemplo é o Ninjutsu Chidori: o ninja altera a "fonte", transformando o Chakra em corrente elétrica; depois, ele altera o "formato", e nessa hora o poder do ataque é decidido, colocando a potência, o tamanho. Se o Jutsu não tiver a mudança da "fonte" para um dos elementos, ele não terá nenhum elemento, como é o caso do Ninjutsu Rasengan, que apenas altera o formato do chakra, transformando num rodopio incessante de Chakra na palma da mão do naruto.
Tipos
Baseado na dificuldade de um Jutsu, ele é dividido em seis níveis, de E até S. E, D, C, B, A, S, do mais fácil ao mais difícil, sendo que alguns Jutsus especiais, como aqueles passados na família (Hijutsu) ou pelo sangue (Kekkei Genkai), não têm classificação.
Os Jutsus se dividem em algumas categorias básicas, que se sub-dividem: